O que é a Educação Montessori?

O Método Montessori de educação, desenvolvido pela Dra. Maria Montessori, é uma abordagem educacional centrada na criança baseada em observações científicas de crianças do nascimento à idade adulta. O método da Dra. Montessori foi testado pelo tempo, com mais de 100 anos de sucesso em diversas culturas em todo o mundo.

É uma visão da criança como aquela que está naturalmente ansiosa para o conhecimento e capaz de iniciar a aprendizagem num ambiente solidário e cuidadosamente preparado. É uma abordagem que valoriza o ser humano e o desenvolvimento de toda a criança - físico, social, emocional, cognitivo.

Marcas de Montessori

Componentes necessários para um programa ser considerado autenticamente Montessori incluem agrupamentos de idades mistas, como por exemplo, 3 a 6 anos, 6 a 9 anos, 9 a 12 anos, etc, que promovem a aprendizagem entre pares, blocos ininterruptos de tempo de trabalho e escolha guiada de atividade de trabalho. Além disso, um conjunto completo de materiais de aprendizagem Montessori especialmente concebidos são meticulosamente dispostos e disponíveis para uso em um ambiente esteticamente agradável.

O professor, a criança e o ambiente criam um triângulo de aprendizagem. A sala de aula é preparada pelo professor para incentivar a independência, a liberdade dentro de limites e um senso de ordem. A criança, através da escolha individual, faz uso do que o ambiente oferece para se desenvolver, interagindo com o professor quando o apoio e / ou orientaçãé necessária.

Os agrupamentos de idades mistas (ex.: 3 a 6 anos, 6 a 9 anos, etc.) são uma marca registrada do Método Montessori: as crianças mais novas aprendem com as crianças mais velhas; as crianças mais velhas reforçam sua aprendizagem por meio do ensino de conceitos que já dominaram. Este arranjo também espelha o mundo real, onde os indivíduos trabalham e socializam com pessoas de todas as idades e disposições.

À medida que crescem, Dra. Montessori observou que as crianças passam por períodos de sensibilidade (períodos sensíveis), ou janelas de oportunidade em que a aprendizagem é adquirida com facilidade. À medida que seus alunos se desenvolvem, os professores Montessori combinam lições apropriadas e materiais para esses períodos sensíveis, quando a aprendizagem é naturalmente absorvida e internalizada.

Na primeira infância, os alunos de Montessori aprendem através de atividades sensório-motoras, trabalhando com materiais que desenvolvem suas habilidades cognitivas através da experiência direta: visão, audição, degustação, cheiro, toque e movimento.

Nos anos elementares, a criança continua a organizar o seu pensamento através do trabalho com os materiais de aprendizagem Montessori e um currículo interdisciplinar que passa do concreto para o abstrato. Ele começa a aplicação de seu conhecimento às experiências do mundo real.

Essa organização da informação - fatos e figuras - prepara a criança para o mundo da adolescência, quando o pensamento e a emoção evoluem para a compreensão de conceitos mais abstratos e universais como equidade, liberdade e justiça.